Notícias
As transformações proporcionadas pelo esporte
Wesley Souza é um menino de 11 anos que corre rápido. E como tantos outros da sua idade, apaixonado pelos games eletrônicos. Filho único de Soeli Souza, secretária de 39 anos, Wesley é muito próximo do primo Thayles Miguel de Souza.
Soeli percebeu que ambos estavam com questões a serem resolvidas antes de alcançarem proporções maiores. Wesley precisava aprender a perder porque "na vida nem sempre ganhamos", explica ela. Já o sobrinho precisava trabalhar questões de agressividade.
"Depois que comecei a trazer o Thayles para o projeto junto com meu filho ele está mais calmo. O garoto deixou de falar palavrões e conseguimos conversar com ele sem ataques explosivos", conta Soeli, orgulhosa também do filho, que aprendeu tanto a ganhar quanto perder. "Hoje ele chega a ensinar os amiguinhos que o importante é fazer o seu melhor", ressalta.
"Aqui no Instituto trabalhamos a criança como um todo, porque o esporte é muito mais que prêmios, pódiuns e medalhas. O esporte contribui para formar cidadãos", diz Adria Santos, atleta tetracampeã paralímpica.