Notícias
Instituto Adria Santos tem manhã divertida de combate à dengue
Os alunos do Instituto Adria Santos foram os convidados especiais da manhã divertida de combate à dengue, proposta pelos acadêmicos de Medicina da Univille, na manhã deste sábado (3).
As atividades propostas foram divididas em três partes: a primeira, foi uma palestra sobre a dengue, que tratou sobre prevenção, sintomas e cuidados com a doença.
Dor atrás dos olhos, dores no corpo, vômito, diarreia, febre alta, falta de apetite, coceira e vermelhidão na pele estão entre os sintomas da doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti.
Desde janeiro de 2023, Joinville já registrou mais de 11,5 mil casos de dengue e 17 mortes pela doença - a cidade é responsável por mais de 30% dos casos de todo o estado, conforme boletom da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina). Cinquenta e três pessoas morreram até agora no Estado.
Para prevenir a doença, o grande segredo é não deixar água acumulada - especialmente em pneus e objetos que estejam ao ar livre e que possam acumular água - cobrir as caixas d'água, além de preencher os pratinhos de planta com areia e tampar as lixeiras. "Os sacos de lixo também têm de sempre estar bem fechados e ser colocados em ambiente seco", esclareceram os estudantes, que também ressaltaram que os pratinhos dos pets também devem ser lavados com frequência, e que eles também podem pegar dengue.
Por fim, indicaram a utilização de repelente de insetos na pele e, em casa, aqueles repelentes de colocar na tomada. Tudo isso pode evitar que os números de casos na cidade aumentem.
Depois de convidados e palestrantes cantarem uma versão de "A Casa", de Vinícius de Moraes adaptada para a prevenção da dengue, os alunos foram convidados para uma atividade externa, que consistia em encontrarem situações que poderiam fazerm com que o mosquito Aedes Aegypti colocasse os ovos - e é claro que ele também estava lá. Ao fim da atividade, o mosquito foi derrotado.